sexta-feira, 9 de maio de 2014

Nascer...


Em João 3.1-10  conta a passagem em que um estudioso chamado Nicodemos procura Jesus para saber das coisas do céu, então ele ouve de Cristo algo que bagunça suas razões, Jesus diz: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

Acho importante pensar o que levou a Jesus responder dessa maneira, Nicodemos chegou diante de Cristo afirmando que Ele era filho de Deus e todas as maravilhas que se viam em suas ações só poderiam ser feitas por alguém que anda com Deus. A resposta de Jesus foi uma tentativa de sacudir Nicodemos, cujo fariseu se apoiava simplesmente na Lei, era conhecedor da Lei mas não se permitia tirar os pés do chão.
Assim entendo que é possível, e muito mais fácil, vivermos apenas apoiados na lei, sem confiar e depender totalmente de Deus, somos dependentes da graça e esta confiança nos força repousar em Cristo e confiar, enquanto para o religioso a salvação está apenas em suas ações.


Então o que caracteriza o nascer de novo que Jesus disse? Para alguns é trocar de roupa, mudar a maneira de falar, o jeito de andar, não ter mais as práticas anteriores e etc... Não querido, o nascer de novo nesta passagem está claro:  Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai.
"Assim como a terra estava, no príncípio, em estado caótico, sem forma e vazia, e Deus a recriou, assim também, para o novo nascimento, é preciso se entregar nas mãos de Deus, humildemente sem forma, reconhecendo o nosso vazio, e ser por Ele Recriado, refeito. E quando reconhecemos o nosso vazio espiritual, somos moldados segundo a forma divina, recebendo um novo modo de pensar, deixamos de lado os nossos conceitos e preconceitos humanos, abandonamos o mundo, os desejos carnais e nos entregamos a Jesus para sermos recriados do nada. E toda religiosidade é removida, nascendo a fé genuína, que não depende de religião, mas que adora ao Pai em espírito e em verdade. É o Novo Nascimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ler e escrever.